As Jornadas

As Jornadas Transdisciplinares do Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e de Serviço Social da Associação Académica de Coimbra são o maior evento anual de partilha de experiências e saberes desta entidade. Realizam-se desde o ano letivo de 1989/1990, sendo que o modelo teve uma evolução mais favorável e parecido com o deste ano a partir do ano letivo de 2010/2011. Todos anos, através deste evento, trazemos à cidade oradores nacionais e internacionais que oferecem uma visão distinta sobre assuntos que merecem uma nova abordagem. É um evento que todos os anos homenageia a Cidade e a Universidade de Coimbra com prestígio e cultura. O maior objetivo das Jornadas Transdisciplinares é, não só o enriquecimento curricular, mas, mais importante, o desenvolvimento pessoal dos participantes.

Este ano, as Jornadas Transdisciplinares, datadas para 13, 14 e 15 de Março, vão contar com um vasto Programa Científico, que englobará várias lectures, workshops e grandes conferências, assim como um Concurso de textos acerca do tema das Jornadas aberto a toda a comunidade estudantil, e um Programa Social dinâmico e interativo com a cidade.

O tema deste ano das Jornadas Transdisciplinares será “Tabu: Let’s Talk ABoUt it”. Apesar de estarmos num mundo em constante transformação ainda existem temas envoltos num certo estigma social, temas que todos sabemos que existem e que são uma realidade presente mas que ainda assim são justamente evitados pelas pessoas. Foi esta consciência que nos levou, enquanto equipa de 2018, a optarmos por uma abordagem desmistificadora de forma a desafiarmos os participantes e os próprios oradores a confrontarem-se com  estas realidades que são ignoradas. Esta consciência do “ignorar o óbvio” levou-nos ao tema geral, em que pretendemos falar sobre temas tabu que a maioria da sociedade quer falar, se interessa por saber mais, mas que se inibe de discutir e tentar desvendar a outra face da moeda.


Ao longo destes três dias, esperamos um despertar de mentes através de uma reflexão individual e coletiva, que consiga suscitar o interesse por boas práticas que ajudem na construção de um futuro que nos dignifique enquanto seres humanos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s