As Jornadas

As Jornadas Transdisciplinares do Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e de Serviço Social da Associação Académica de Coimbra são o maior evento anual de partilha de experiências e saberes desta entidade. Realizam-se desde o ano letivo de 1989/1990, sendo que o modelo teve uma evolução mais favorável e parecido com o deste ano a partir do ano letivo de 2010/2011. Todos anos, através deste evento, trazemos à cidade oradores nacionais e internacionais que oferecem uma visão distinta sobre assuntos que merecem uma nova abordagem. É um evento que todos os anos homenageia a Cidade e a Universidade de Coimbra com prestígio e cultura. O maior objetivo das Jornadas Transdisciplinares é, não só o enriquecimento curricular, mas, mais importante, o desenvolvimento pessoal dos participantes.

Este ano, as Jornadas Transdisciplinares, datadas para 28, 29 e 30 de Março, vão contar com um vasto Programa Científico, que englobará várias lectures, workshops e grandes conferências, assim como um Concurso de textos acerca do tema das Jornadas aberto a toda a comunidade estudantil, e um Programa Social dinâmico e interativo com a cidade.

O tema deste ano das Jornadas Transdisciplinares será “Homem de que tempo? Ontem. Hoje. Amanhã(?)”. Num mundo em constante transformação estão sempre a emergir novos desafios, novas problemáticas e novas perspectivas. Esta consciência do passar do tempo e da evolução humana, que lhe está inerente, leva-nos à questão: “Homem, de que tempo?”. Este tema pretende ser uma alusão à interligação existente entre o passado, o presente e o futuro, criar um pensamento reflexivo acerca da linha ténue que separa estes 3 momentos, e como influenciam o homem na sua maneira de agir e de ver a vida. Numa faculdade de ciências sociais e humanas, Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social, sentimos ter uma responsabilidade acrescida em criar um mundo melhor, aprendendo com os erros do passado, orientamos as nossas ações atuais com o objetivo de construir um futuro que se adequa ao que consideramos ser o ideal.

Ao longo destes três dias, esperamos um despertar de mentes através de uma reflexão individual e coletiva, que consiga suscitar o interesse por boas práticas que ajudem na construção de um futuro que nos dignifique enquanto seres humanos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s